Qual a função da administradora de benefícios?

A administradora de benefícios é quem assume a parte do trabalho que seria de um sindicato, empresa ou associação profissional nos contratos de planos de saúde coletivos.

As tarefas de impressão de boletos e, por exemplo, representar beneficiários na negociação de aumentos na mensalidade e outros termos contratuais com a operadora do plano, também ficam a cargo da administradora de benefícios.

Para estas tarefas, e algumas outras, a administradora costuma receber um percentual do valor das mensalidades, dependendo da maneira que for negociado.

Já a garantia da rede de serviços de saúde, como clínicas, hospitais, exames e consultas médicas para que o beneficiário possa ser atendido fica sob responsabilidade total da operadora de seguro saúde.

Para realizarem este tipo de serviço, tanto as administradoras de benefícios quando as operadoras dos planos de saúdem devem obrigatoriamente se registrar na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Desta forma, a entidade tem a garantia de poder acompanhar as atividades de ambas e para que elas possam seguir regras de atendimento e qualidade.

A administradora de benefícios tem como responsabilidades:

– Representar a empresa, sindicato, conselho ou associação profissional contratante;

– Realizar trabalhos administrativos, como efetuar alteração de dados no cadastro dos beneficiários e emitir boletos;

– De acordo com o contrato firmado, a administradora pode absorver o risco da operadora de planos de saúde quando não há o pagamento ou atraso de mensalidades pela empresa, sindicato ou associação profissional contratante, para que os beneficiários não sejam prejudicados;

– Negociar com a operadora do plano de saúde as alterações na rede credenciada, as formas de controle de acesso aos serviços do plano, representando a empresa, conselho, sindicato ou associação profissional contratante e os reajustes de mensalidade.

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