Plano de Saúde em Salvador: Tire todas as suas dúvidas sobre a tabela de preços!

30/04/2019
Tabela de preços plano de saúde salvador

Com certeza você já sabe que ter um plano de saúde é de fundamental importância para quem verdadeiramente se preocupa em ter qualidade de vida. Afinal, o sistema público de saúde está mais do que sobrecarregado e contar com tais instituições nunca é uma boa alternativa nos momentos de maior necessidade e desespero. Mas, como funciona o plano de saúde em Salvador e sua tabela de preços?

Contratar um plano de saúde é uma necessidade, entretanto as dúvidas junto a essa contratação são tantas que às vezes as pessoas atrasam a escolha do plano por não saberem o que avaliar e quais os principais pontos a observar antes de escolher.

É por isso que neste artigo você poderá entender mais sobre como funcionam as tabelas de preços, o que influencia diretamente na composição do valor e também como são praticados os reajustes dos planos de saúde.

Para esclarecer ainda melhor as dúvidas, a dica é sempre procurar por uma administradora de benefícios a fim de ter uma intermediária neste processo. Entenda melhor a função da administradora e suas vantagens com a leitura deste conteúdo.

O que interfere nos preços dos planos de saúde?

Existe um grande número de ofertas de planos de saúde, não é mesmo? E isso porque existem variáveis nos planos que basicamente servem para diferenciar o valor e atender mais especificamente as necessidades dos possíveis contratantes.

Quanto mais completo o plano, mais caro o valor mensal a ser pago. Além disso, a rede credenciada, dependendo do tipo dos hospitais e das clínicas, também impacta diretamente neste custo mensal. Veja a seguir os principais fatores que influenciam no valor dos planos de saúde:Tipo de acomodação, sendo que a acomodação privativa, em apartamento individual, sempre é mais cara do que a opção enfermaria com quarto coletivo;A abrangência também é um fator determinante. Os planos com abrangência nacional sempre são mais caros por serem aceitos em inúmeros lugares, diferentes daqueles restritos a regiões e que não podem ser acionados em casos de viagem, por exemplo.

Outro fator que interfere no valor dos planos é se o plano tem coparticipação ou não. Apesar de não ser muito utilizada ainda, a coparticipação diminui perceptivelmente o valor da mensalidade do plano de saúde, entretanto, quando o plano é acionado, o usuário paga uma parte do procedimento.

Vale destacar que não é indicado escolher o plano de saúde apenas levando em conta o preço. Como visto, o mais barato pode ser o mais restritivo também e nem sempre aliviará as dores de cabeça nos momentos de maior necessidade, como emergências e urgências.

Como acontecem os reajustes?

Independente do valor que o plano contratado está custando hoje, tenha em mente que ele vai subir e isso porque todos eles estão sujeitos a reajustes, especialmente do tipo anual.

É importante esclarecer que os reajustes para os planos físicos – para pessoal e familiar – diferem daqueles praticados para os planos coletivos – geralmente ligados a empresas ou associações – a saber:

Os planos físicos são administrados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – desde 1999;Já os planos coletivos não são reajustados pela entidade, são apenas acompanhados por ela enquanto as negociações acontecem exclusivamente entre as partes.

Os reajustes têm ligação com vários pontos, tais como: correção monetária, readequação para abater os custos das operadoras e também os reajustes por faixa etária, algo comum e mais facilmente compreendido pelos contratantes.

Por falar em faixa etária, o aumento da idade é sempre proporcional ao aumento da mensalidade do plano e isso porque as pessoas tendem a utilizar mais os serviços médicos conforme a idade vai avançando.

O que são as tabelas de preço?

Não existe uma tabela pré-fixada de preço quando o assunto é plano de saúde. Portanto, se você está procurando um gabarito com o objetivo de se orientar para encontrar o plano ideal, fique sabendo que os cálculos são complexos, sendo impraticável colocar tudo em uma tabela.

Em resumo, não existe uma média no valor dos preços de plano de saúde, visto que eles podem ir do mais barato ao mais caro devido a diversos fatores. No entanto, o painel de precificação formulado pela ANS tem impacto sobre esses valores, bem como algumas regras gerais.

Como descobrir o preço? Como verificar se você está pagando o justo? Sempre pesquisando!

Como saber o preço real do plano de saúde em Salvador?

O preço do plano de saúde em Salvador pode ser descoberto a partir de pesquisas junto às operadoras disponíveis na região. Com inúmeras variações, especialmente devido aos fatores já mencionados, para comparar e escolher o melhor plano de saúde em Salvador o indicado é contar com o apoio de uma administradora de benefícios.

A administradora funciona como uma intermediária entre você, contratante, e as operadoras.

Analisando suas necessidades, a administradora consegue indicar o melhor plano de saúde para você. Dessa forma, facilita seu processo de escolha e decisão e acaba tornando ele incrivelmente mais simples, sem burocracias.

Para se ter uma ideia, os preços dos planos em Salvador podem variar de R$ 299 mensais a valores superiores a R$ 3 mil. Tamanha diferenciação nos preços é explicada por causa da diferença das faixas etárias, tipos de acomodação e abrangência como tratado no primeiro tópico.

Faça uma simulação do plano de saúde

Antes de contratar, vale a dica de sempre fazer a simulação do seu plano de saúde em Salvador para conferir as tabelas de preços. Isso porque é fundamental que ano após ano você consiga manter o pagamento para estar sempre assistido e não ter que reiniciar outro plano com novas carências, por exemplo.

Por isso, sempre faça a avaliação custo x benefício dos planos antes de finalmente contratar qualquer um deles! Tenha certeza de que o plano escolhido atende suas necessidades e de sua família, se for o caso. Olhe com atenção para cada pequeno detalhe do contrato e da rede.

Quer conhecer em maiores detalhes o plano de saúde para Salvador e sua tabela de preços? Faça uma simulação e fale diretamente com quem é especialista no processo de intermediação entre contratante e operadora: a Master Health. Falar com a administradora de benefícios é a melhor forma de esclarecer dúvidas para escolher corretamente.

 SIMULE E CONTRATE AGORA